SOBRE:

Desde criança sou apaixonado pela música e pelos instrumentos musicais. Aos 5 anos aprendi com revistinhas como fazer meus primeiros acordes em um velho violão. Na mesma época aprendi a tocar bateria e durante anos me dividia entre as cordas e as baquetas na igreja local em São José dos Campos.

Aos 10 anos tive meu primeiro professor de guitarra, instrumento que me acompanha até hoje. Durante anos lecionei música e tecnologia, mas desde 2003 decidi focar naquilo que é meu dom: a LUTHIERIA. Por estar envolvido com música desde criança, frequentemente tive que recorrer ao profissional de luthieria para revisão e manutenção dos meus instrumentos.

Lembro que ficava impressionado com o “milagre” que eles faziam. Eu levava uma guitarra que mais parecia um berimbau para a manutenção e recebia de volta uma verdadeira joia! Em meados de 1997 comecei a me arriscar na manutenção de instrumentos de corda. Como nessa época eu já tinha alguns instrumentos, elegi 2 deles para serem minhas COBAIAS! Com um pouco de prática (e sem a ajuda da internet) comecei acertando as regulagens, depois fui um pouco mais além e troquei os trastes. A primeira tentativa foi um fiasco! Tive que refazer tudo, e aí fiquei surpreso com o resultado. Mesmo sem as ferramentas adequadas, o resultado foi muito bom.

Anos mais tarde busquei a instrução com os profissionais da área. Tive uma enorme ajuda do Ricardo Pescara, depois do Gerson Lunardi e posteriormente do SR Irineu, que me ensinaram o “B + A=BA” da profissão. (Sou muito grato a eles pela paciência e pelo tempo dedicado).

Comecei, então, a aplicar esse conhecimento não só nos meus instrumentos mas nos instrumentos dos amigos e logo a procura pelo meu serviço começou a crescer.

A partir de 2003 comecei prestar serviços de luthieria (tinha um emprego fixo, mas exercia a luthieria nas horas vagas). Ao longo dos anos a demanda só cresceu – e cresceu tanto que nove anos após começar a trabalhar como luthier, formalizei, a abertura da minha própria empresa de luthieria, a “SAMUEL SOARES LUTHIERIA” CNPJ 16.807.088/0001-98.

A busca pelo conhecimento nunca termina! Hoje ainda me inspiro com o trabalho de luthiers tops no Brasil e de alguns deles ainda tenho a honra de receber ensinamentos.

foto1
foto2
foto3
foto4
foto5
foto5
foto5
foto5